terça-feira, 28 de junho de 2011

Mosqueiro recebe mutirão pré-veraneio‏


Mosqueiro recebe um mutirão de serviços para preparar a ilha para o verão, quando são esperados mais de 300 mil banhistas aos finais de semana. Nesta terça-feira (28), foram intensificados os serviços de limpeza das ruas e praias, além da recuperação da rede de esgoto, poda de árvores, roçagem de canteiros, asfaltamento e revitalização do Mercado Municipal, na Vila, e de centenas de pontos de iluminação do distrito.
As equipes trabalham em vários pontos da ilha, principalmente nas vias transversais da Avenida 16 de Novembro, nos conjuntos do Ariramba, no Carananduba e na conhecida Avenida Beira-Rio. O mutirão conta com o trabalho de 200 homens e máquinas.
Além dos serviços, uma palmeira que ameaçava cair, no início da Avenida 16 de Novembro, foi retirada, para evitar acidentes durante o veraneio. O Serviço de Autônomo de Água e Esgoto de Belém (Saaeb) já recuperou diversos pontos da rede de esgoto do distrito, garantindo o bombeamento dos resíduos até as unidades de tratamento. 

O Mercado Municipal, que fica na Vila, está sendo revitalizado. O prédio já foi totalmente limpo, com uma lavagem interna e externa. A fachada receberá uma nova pintura. O local recebe um grande número de pessoas que fazem compras diariamente e, durante os finais de semana de julho, essa quantidade praticamente triplica. A coleta de lixo domiciliar e das praias também ganha reforço a partir do primeiro final de semana do verão. Mais três caminhões devem completar a frota que presta serviço no distrito, garantindo a limpeza. Para o veraneio, a Prefeitura também realiza manutenção no asfalto das vias da bucólica, bem como na iluminação pública. 


Centenas de pontos de iluminação serão revitalizados. Os serviços começaram desde a última quarta-feira (22), por equipes da Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb). A previsão é que sejam concluídos até a primeira quinzena de agosto. Serão 495 substituições de equipamentos e 151 implantações de novos pontos. O mutirão de serviços deverá ocorrer até esta sexta-feira, dia 1º de julho.

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Serviços garantem infraestrutura para o Verão em Mosqueiro‏



A dez dias do início das férias de verão, a ilha de Mosqueiro recebe uma série de serviços para melhorar e ampliar a infraestrutura do distrito para moradores e veranistas no período mais agitado do ano na bucólica. A Prefeitura realiza a recuperação da rede de esgoto, faz poda de árvores, roçagem de canteiros, limpeza e asfaltamento de ruas e revitaliza o Mercado Municipal, na Vila.
De acordo com o diretor geral da Agência Distrital de Mosqueiro (Admos), Fernando Robalo, que coordena as ações no distrito, os serviços cotidianos estão sendo intensificados e em julho receberão mais reforço. “É normal no verão nós aumentarmos o efetivo de funcionários para atender a demanda de serviços que cresce a cada final de semana, com o número de visitantes”, assegura o diretor.
Nesta segunda-feira, 20, equipes da Prefeitura realizaram a poda e a roçagem de árvores e canteiros em vários pontos da ilha. Uma palmeira que ameaçava cair, no início da Avenida 16 de Novembro, foi retirada, para evitar acidente durante o veraneio.
Além desses serviços, já foi iniciada a recuperação da rede de esgoto do distrito, trabalho que deve ficar pronto até o início de julho. O Serviço de Autônomo de Água e Esgoto de Belém (Saaeb) já recuperou diversos pontos, garantindo o bombeamento dos resíduos até as unidades de tratamento.
O Mercado Municipal, que fica na Vila, está sendo revitalizado. O prédio já foi totalmente limpo, com uma lavagem interna e externa. A fachada receberá uma nova pintura. O local recebe um grande número de pessoas que fazem compras diariamente e, durante os finais de semana de julho, essa quantidade praticamente triplica.
A coleta de lixo domiciliar e das praias também ganha reforço a partir do primeiro final de semana do verão. Mais três caminhões devem completar a frota que presta serviço no distrito, garantindo a limpeza. Para o veraneio, a Prefeitura também realiza manutenção no asfalto das vias da bucólica, bem como na iluminação pública. 
Até a próxima semana, um mutirão de várias secretariais municipais, deve reforçar ainda mais os preparativos do verão na ilha. A expectativa da Prefeitura é que pelo menos 300 mil pessoas deixem a capital em direção a Mosqueiro durante os finais de semana de julho.
Texto: Thiago Melo
Foto: Oswaldo Forte

Licenciamento de vendedores em Mosqueiro vai até quarta‏

Até esta quarta-feira, dia 22, a Prefeitura de Belém, por meio da Agência Distrital de Mosqueiro (Admos), realiza o licenciamento dos ambulantes que trabalharão na ilha durante o Verão. Pelo menos 100 licenças devem ser emitidas para os trabalhadores que se enquadrarem nos requisitos para a venda. Os nativos do Distrito têm preferência no cadastro.
Nesta segunda, 20, o licenciamento começou cedo. De acordo com Cléa Fernandes, coordenadora de Fiscalização e Ordenamento da Admos, até quarta serão 50 licenças por dia. Segundo ela, os trabalhadores que estão sendo licenciados, mais os 80 que já trabalham com licença fixa, devem atender a demanda dos moradores e também veranistas que visitam a ilha neste período. 
 
A maioria dos ambulantes vai vender bebidas, sovertes, lanches, comidas típicas, entre outros. Eles serão setorizados em diversos pontos da bucólica, ao longo da orla. Na Vila e no Murubira, a locação dos vendedores será limitada, pois já existem outros atuando nessas áreas.
Para o licenciamento, que acontece na Agência Distrital da ilha, é necessária a apresentação da carteira de identidade, o Cadastro de Pessoa Física (CPF), comprovante de residência, a Carteira de Saúde atualizada e uma foto do equipamento que deve ser utilizado durante a atividade. Cléa lembra que para os trabalhadores que venderão comida ou lanches, é preciso a apresentação da carteira de manipulador de alimentos.
Texto: Thiago Melo